04 de Dezembro – Dia do Policial Penal de Rondônia

Os Policiais Penais de Rondônia estão vinculados a Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS. (Foto: Arquivo Secom/RO).

Hoje 04 de Dezembro de 2020, comemora-se o dia do Policial Penal de Rondônia, a nova Polícia do Brasil foi criada através da Emenda Constitucional (EC) 104, órgão responsável pela segurança do Sistema Prisional Federal, Estadual e do Distrito Federal. Posteriormente foi incluída a EC nº 139, de 30/04/2020, no âmbito do Estado de Rondônia.

Policial Penal, anteriormente denominado Carcereiro, Inspetor Prisional, Agente de segurança Penitenciária, Agente Penitenciário dentre outros…  É o responsável por manter a ordem e a disciplina no interior e exterior das unidades Prisionais do Estado de Rondônia.

Eles desempenham missões táticas de escoltas prisionais de detentos para audiências judiciais, hospitais, oitiva em delegacias de Polícia e transferências entre unidades prisionais etc. Assim como atividades de inteligência e apreensões de ilícitos, revistas pessoais em detentos e visitantes, revistas em veículos e objetos que adentram as unidades prisionais, controle de motins e rebeliões, bem como ronda externa no perímetro de segurança ao redor das unidades prisionais.

Também realizam Operações Policiais juntamente com outras forças de Segurança, eles estão vinculados a Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS.

 

Fonte: Rondoniaemqap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *