BPFRON comemora primeiro ano de criação com resultados positivos no combate a crimes fronteiriços

O BPFRON participa das Operações Hórus-Rondônia que faz parte do Projeto Vigia – Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras.

O Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas – BPFron, comemorou na manhã de terça-feira, 1º de dezembro, um ano de criação, com atuação direta no combate de crimes fronteiriços e fortalecendo medidas preventivas e repressivas nas fronteiras do Estado de Rondônia. A formatura alusiva ao aniversário do 1º ano da Unidade da Polícia Militar do Estado de Rondônia foi realizada com a presença do comandante-geral da Corporação, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida; do subcomandante-geral, coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti; bem como da subcomandante do BPFronn, tenente PM Fabiane. Também participou o deputado Alex Silva.

Criado dia 21 de novembro de 2019, o BPFron está localizado no distrito de Nova Mutum Paraná, com a missão de evitar crimes transfronteiriços de tráfico de drogas, tráfico internacional de arma de fogo, munições e explosivos, contrabando, descaminho e pirataria, evasão de divisas, roubo e furto de veículos, rota de veículos de procedência ilícita, imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca, tráfico de pessoas, refúgio de criminosos e crime organizado.

Os dados expressivos revelam a produtividade do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas que atua em uma fronteira de 1.342 km de linha divisória com a Bolívia, e foram relatados durante a solenidade pela subcomandante do BPFron tenente PM Fabiane que representou o comandante do BPFRON, capitão PM Jairo.

A tenente PM Fabiane relatou sobre o trabalho desenvolvido durante o período de um ano de criação. “Atuamos de maneira forte protegendo nossa fronteira, em uma batalha diária contra as organizações criminosas. Os dados mostram que neste ano foram realizadas 12 apreensões entre tráfico e posse de entorpecente; 27 armas de fogo foram apreendidas; 12 veículos recuperados; 77 registros relacionados a crimes ambientais e 936.330 m³ de madeira apreendidas. Para seguir com motivação e atuar de maneira preventiva e repressiva contra o crime, a tropa policial usa de suas maiores armas dedicação, resiliência, rusticidade, sagacidade e vocação”, falou a tenente PM Fabiane.

OPERAÇÕES

O BPFRON participa das Operações Hórus-Rondônia que faz parte do Projeto Vigia – Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Operação IARA no Rio Guaporé e Rio Mamoré em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

O comandante geral da Polícia Militar – PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, destacou durante a formatura os desafios que os policiais militares enfrentam em sua rotina, e parabenizou o tamanho de ações e produtividade que o Batalhão vem alcançando.

“Agradeço a tropa que embora pequena em apenas um ano de implantação já realizou nas fronteiras de Rondônia aproximadamente 300 atendimentos de ocorrências. Neste período também já foram registradas mais de 150 boletins de ocorrência. Além do patrulhamento rotineiro, os policiais militares da Unidade estão engajados na Operação Hórus-Rondônia e Operação Iara, ações essas que fazem a diferença na redução da criminalidade do crime transfronteiriço”, finalizou o coronel PM Almeida.

ATUAÇÃO DO BPFRON

O Batalhão de Fronteira e Divisas dividiu o Estado de Rondônia em quatro faixas de fronteiras, com as seguintes áreas de atuação:

1º Faixa de Fronteira Norte – é a faixa que compreende a Região da Ponta do Abunã (Distrito de Nova Califórnia, Distrito de Extrema, Distrito Vista Alegre e Distrito de Abunã) todos são distritos do município de Porto Velho.

2º Faixa de fronteira – denominada Noroeste, compreende a região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, o distrito de Araras, a linha 28B, a estrada que corta Parque Estadual de Guajará-Mirim e a extensão da BR-421.

3º Faixa de Fronteira Central – compreende a região dos municípios de São Miguel do Guaporé, de Seringueiras, de São Francisco do Guaporé, de Costa Marques, de Alta Floresta e de Alto Alegre dos Parecis.

4º Faixa de Fronteira Sul – compreende a Região dos municípios de Cerejeiras, de Cabixi, de Pimenteiras D’Oeste, de Colorado do Oeste, de Corumbiara, de Chupinguaia, de Parecis e de Vilhena.

 

Fonte: PMRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *