Comando da PMRO recepciona comitiva do Exército Brasileiro em visita de orientação técnica

Um dos objetivos da visita é o estreitamento do vínculo entre a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a Polícia Militar de Rondônia, bem como também de acompanhar as atividades da corporação policial militar.

Aconteceu na manhã do dia 23 de novembro, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a visita de orientação técnica do Exército Brasileiro, por meio da 17° Brigada de infantaria de Selva. Na ocasião, o General de Brigada Luciano Batista de Lima, Comandante da Organização Militar referenciada, esteve a frente da visita juntamente com sua comitiva de Oficiais: TC Pinto e Major Otávio.

Um dos objetivos da visita é o estreitamento do vínculo entre a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a Polícia Militar de Rondônia, bem como também de acompanhar as atividades da corporação policial militar.

No cronograma, o Coronel Almeida, Comandante Geral da PMRO, recepcionou a comitiva de Oficiais do Exército, apresentando o efetivo de Coronéis da Corporação, e logo em seguida, houve um mergulho na história de 45 anos da PMRO. O General Lima conheceu um pouco mais da Corporação por meio do Capitães Tarciso e Michelly que apresentaram o Memorial Institucional da PMRO, bem como o Museu Virtual da Corporação, um dos mais estruturados entre as co-irmãs do País. “Buscamos apresentar um pouco da cultura, marcos históricos e evolução da Corporação nos últimos 76 anos, desde a Guarda Territorial” disse o Capitão Tarciso, historiador e pesquisador. O General Lima na ocasião foi presentado com um livro que trata sobre a história da PMRO desde a Guarda Territorial.

Após, foi realizado pelo Coronel Almeida a apresentação atual da Corporação, sendo tratado alguns assuntos sobre: a estruturação da comunicação social da Corporação; o atual quadro organizacional da PMRO; Ensino e instrução, mencionando-se as últimas formações, entre elas o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na modalidade a distância com a participação de oficiais de outros Estados do País. O General Lima massificou a importância do evento para a PMRO e o Exército Brasileiro: “É importante a realizacao dessa visita em forma de conversa para que possamos dialogar acerca de temas importantes para a PMRO, bem como também a troca de experiências entre a Corporações militares” disse.

As campanhas institucionais de idealização da Corporação para os publicos de interesse diversos também foram comentados pelo Comandante Geral: “arrecadamos toneladas de alimentos para distribuir para a população carente e principalmente, difundimos o conhecimento de assuntos importantes para a busca de uma qualidade de vida do nosso publico interno com temas orçamentários de saúde, entre outros” complementa o Coronel Almeida.
Procedimentos protocolares em tempos de pandemia foram adotados com parcerias firmadas junto a órgãos de saúde publica do Estado. Coronel Almeisa enaltece os protocolos de exames e acompanhamentos realizados pelos oficiais de saude da Corporação.

Foi destacado também as aquisições recentes para a sanitização de ambientes de trabalho e viaturas da PM, bem como de máscaras, álcool em gel e máscaras faciais.
As emendas estaduais e federais adquiridas para a PMRO tambem foram debatidas, que efetivaram a construção de benfeitorias em quartéis da Corporação não só da capital como do interior do Estado, aquisição de veículos como embarcação e equipamentos de proteção individual como escudos balísticos, joelheiras e outros.
Também foi comentado acerca da proximidade da PMRO e os outros órgãos, que viabilizaram para a instituição parcerias importantes para realização de cursos e aquisição de logísticas.

A importância da visita viabilizou também uma maior proximidade entre as forças militares, sendo inclusive oportunizado a participação de cursos no âmbito do Exército Brasileiro, como o curso de Equitação, Operações Cibernéticas, Comunicação Social e outros.

Realização de operações policiais como: Presença Marcante, Ponto Cego, Paz no Campo, Paz no Trânsito, reintegrações de posse e outros foram comentadas pelo Coronel Almeida que enfatizou as ações preventivas da Corporação quanto a manutenção da ordem pública no Estado. O General Lima parabenizou a realização da segurança nas eleições municipais, operação policial mais recente realizada pela Corporação: “Parabenizamos a PMRO pela competência em realizar um bom trabalho nas operações policiais frente aos planejamentos e execução, em especial nas eleições municipais, assumindo o seu compromisso constitucional com maestria” disse o Oficial General.

O uso da tenologia na corporação também foi elencado pelo Coronel Almeida frente as suas vantagens para boas práticas de seguranca pública. “O TCO empondera a policia, falicita no tempo resposta para a sociedade, traz economia para o Estado e garante mais equipes no policiamento ostensivo. Hoje a PMRO aplica o sistema de tecnologia embarcada em todo o Estado” comentou o Comandante-Geral.
Projetos institucionais cosagrados como a Patrulha Maria da Penha foram comentados. As parcerias com o Tribunal de Justiça e a central de denúncias de violência doméstica dinamizam o projeto que tem dado muitos frutos para a prevenção da violencia doméstica em Rondônia.

Também estiveram presentes no evento, os Coronéis PPMM: Plinio (Subcomandante-Geral), Vanderley (Chefe do Estado Maior Geral), Alexandre (Coordenador de Planejamento Operacional), Drayton (Comandante Regional de Policiamento I), Herton (Coordenador de Ensino), Everaldo (Coordenador de Educação), Áureo (Coordenador de Pessoal) e Agnus (Coordenador Adjunto de Saúde).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *