OPERAÇÃO DRONE: Polícia Civil de Rondônia cumpre mandados de busca e apreensão contra organização criminosa

O nome da operação faz referência à forma engenhosa que utilizaram para tentar manter os líderes da facção em contato com o mundo externo e ainda para distribuírem drogas dentro da penitenciária, ou seja, com a utilização de drones.

Na manhã desta quarta-feira (18/11/2020) a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 1ª Delegacia de Ji-Paraná (Núcleo de Roubos), deflagrou ação ostensiva para o cumprimento de 06 (seis) mandados de prisão temporária e 09 (nove) mandados de busca e apreensão visando coletar elementos de prova em inquérito que apura os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de capitais e outros delitos.

Além das buscas e prisões temporárias, também foi deferido o sequestro de valores em disponibilidade dos líderes do grupo, até o limite de 200 mil reais. Dois deles são presos conhecidos no meio policial como chefes/líderes de uma das facções criminosas que agem na região.

A ação teve como alvos 11 (onze) investigados indiciados pelos crimes referidos e suspeitos de promover e integrar organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e outros delitos, em especial em fazer adentrar drogas e celulares na unidade prisional Agenor Martins de Carvalho, localizada em Ji-Paraná, para uso de uma facção criminosa que atua na região.

A investigação tramita há alguns meses, ficando claro que a ORCRIM ora investigada é um braço de uma facção nacional, que tem atuado no município de Ji-Paraná tanto nas ruas (com roubos e tráfico de drogas) como especialmente desenvolvendo métodos para fazer adentrar celulares e drogas para faccionados que estão recolhidos nas unidades prisionais.

A investigação teve início a partir de informações de que esse grupo criminoso estaria buscando formas de lançar drogas e celulares com Drones dentro da unidade prisional, tendo inclusive ocorrido duas tentativas falhas, com a apreensão ou abate dos aparelhos pelos policiais penais.

A Polícia Civil deflagrou anteriormente, em 27 de setembro de 2020, uma operação denominada Offline, em parceria com a SEJUS, visando também colher elementos para o indiciamento dos envolvidos, com o recolhimento de diversos aparelhos telefônicos dentro da unidade prisional, os quais eram utilizados pelos líderes da facção.

A operação foi coordenada no âmbito do Núcleo de Roubos e Tráfico da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, onde tramita o inquérito policial sob responsabilidade do Delegado Julio Cesar de Souza Ferreira.

De acordo com a autoridade policial: “a ação de hoje não apenas desarticula esse grupo, como desestabiliza a facção que eles integram, e consequentemente reduz o escopo de sua ação nas ruas, reduzindo o número de roubos e furtos por algum período e impactando a dinâmica do tráfico de drogas em Ji-Paraná”. As prisões tem prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas e convertidas em prisão preventiva.

A LOGÍSTICA

Participaram da operação cerca de 55 policiais civis, dentre delegados, escrivães e agentes, oriundos de todas as unidades policiais de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Seringueiras e Alvorada do Oeste.

O NOME DA OPERAÇÃO

O nome da operação faz referência à forma engenhosa que utilizaram para tentar manter os líderes da facção em contato com o mundo externo e ainda para distribuírem drogas dentro da penitenciária, ou seja, com a utilização de drones.

 

Fonte: Assessoria – PCRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *