Sistema penitenciário recebe mais EPIs para prevenção da COVID-19

Os materiais começaram a ser entregues em cada estado, seguindo um cronograma que atenderá todas as 27 unidades federativas. É a segunda aquisição do Depen para doações de materiais.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e o Ministério da Economia, adquiriram equipamentos de proteção individual (EPIs) de prevenção e combate a COVID-19 para doação aos sistemas prisionais das unidades federativas e ao Sistema Penitenciário Federal (SPF).

Os materiais começaram a ser entregues em cada estado, seguindo um cronograma que atenderá todas as 27 unidades federativas. É a segunda aquisição do Depen para doações de materiais.

As doações incluem aproximadamente 71 mil litros de álcool gel 70%, 2 milhões de máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 mil máscaras tipo N95, distribuídos conforme a demanda apresentada por cada UF e pelo SPF.

A compra destes materiais foi realizada através do Almoxarifado Central do Ministério da Economia, envolvendo os órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, como uma estratégia para centralizar a compra e reduzir os custos de cada item. Cada estado indicou ao Depen e ao Ministério da Economia uma comissão com três membros responsáveis pelo recebimento e distribuição para as unidades prisionais.

A parceria com o Ministério da Economia é uma das frentes de atuação do Depen em apoio às unidades da federação durante a pandemia da COVID-19. O Depen já doou 87 mil testes rápidos IgG/IgM para detecção da COVID-19 em servidores e pessoas privadas de liberdade,  EPIs e materiais de saúde, como aventais, termômetros, sabonete líquido, óculos de proteção para unidades federativas e aos presídios federais. Deste processo de aquisição emergencial, iniciado em março deste ano, todas as unidades federativas já receberam algum tipo de material do Depen. Veja no link: https://bit.ly/3f8UdTc

 

 

Fonte: Serviço de Comunicação Social do Depen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *