Sede do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais é inaugurada em Rolim de Moura

Em 2019 mais um curso foi oferecido para os policiais penais que tinham interesse em integrar o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais.

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), inaugurou, na sexta-feira (31), a sede oficial do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), que fica anexo à Penitenciária Regional de Rolim de Moura (RO).  A obra teve o apoio e parceria da regional da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte (DER) e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Segundo o chefe do Gape em Rolim de Moura, o policial penal Franciole Soares Ferreira, o grupo foi criado no município no ano de 2018, quando, na oportunidade, os policiais penais puderam participarem do primeiro curso do Gape. Em 2019 mais um curso foi oferecido para os policiais penais que tinham interesse em integrar o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais.

O Gape tem o objetivo de intervir em situações de motins e rebeliões dentro das unidades prisionais do Estado.

O Gape tem o objetivo de intervir em situações de motins e rebeliões dentro das unidades prisionais do Estado. A regional de Rolim de Moura possui 45 policiais penais das cidades de Rolim de Moura, Cacoal e Pimenta Bueno.

De acordo com o secretário-executivo Adeilso da Silva, a determinação do governador coronel Marcos Rocha é para que a Sepog dê total apoio às demais secretarias e órgãos estaduais. “O governador tem essa preocupação em proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores estaduais. Parcerias entre os órgãos garantem essa melhoria nos demais setores. O Gape é um grupo especial que merece total atenção e, desde o início, quando o policial penal Franciole assumiu o comando e cada vez que retornava de uma missão, alinhava e corrigia com o grupo os erros, percebi que o Gape iria dar certo e hoje é uma realidade em nossa regional”, pontuou.

Autoridades falaram da importância do Gape para o Sistema Prisional

O gerente Regional da Sejus – Polo 3, Leandro Nascimento Delgado, afirma que o Gape sempre está pronto para atender situações adversas nas unidades prisionais, garantindo a segurança dos reeducandos e dos policiais penais, restabelecendo a ordem na unidade prisional. “Nossos policiais penais são verdadeiros guerreiros e sempre estão prontos para a batalha. O Gape é um grupo especial que tem desenvolvido um trabalho diferenciado contendo diversos motins e rebeliões”, finalizou.

A solenidade contou com a presença do deputado estadual Anderson Pereira, do coordenador do Sistema Penitenciário, Célio Luiz Lima, da assessora técnica especial da Sejus, Helanne Cristina Magalhães Carvalho (representando o secretário da Sejus, Marcus Rito), do secretário-executivo do Governo de Rondônia, na Regional Rolim de Moura, Adeilso da Silva e o gerente Regional da Sejus – Polo 3 Rolim de Moura, policial penal Leandro Nascimento Delgado.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *