PF recebe prêmio internacional por identificação dos autores de roubo cinematográfico

Investigação desenvolvida pela Diretoria Técnico-Científica – DITEC ganhou o Prêmio “DNA – Hit of the Year” concorrendo com outros 50 trabalhos de diversos países.

A Polícia Federal tem a satisfação de divulgar que o trabalho realizado na identificação dos responsáveis pelo roubo transnacional à empresa de segurança localizada em Ciudad del Este – Paraguai, em abril de 2017, foi anunciado como o vencedor do Prêmio DNA – Sucesso do Ano 2020 (“DNA – Hits of the Year 2020”), promovido pela Gordon Thomas Honeywell – Governmental Affairs dos Estados Unidos da América.

O Diretor-Geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, expressou sua alegria com a conquista: “A solução do caso do assalto à transportadora de valores ocorrido no Paraguai (conhecido na imprensa mundial como “O Roubo do Século”) destaca o valor dos bancos de dados de DNA do Brasil para resolver crimes. O Banco Nacional de Perfis Genéticos está se expandindo rapidamente. Isso terá um impacto significativo na solução do crime e tornará nossa sociedade mais segura. ”
“Ser reconhecido como o DNA Hit of the Year é um grande privilégio e uma honra. Tenho orgulho dos homens e mulheres de nossa força policial que trabalharam muito para coletar e analisar o DNA, para ajudar a levar os criminosos responsáveis por esse crime à justiça. ”

Nos últimos dois anos, o Brasil tem desenvolvido um sólido projeto de expansão dos bancos de perfis genéticos, passando a priorizar tal método para solucionar crimes e identificar criminosos violentos. Durante esse período, um financiamento significativo do governo foi alocado para expandir os laboratórios de DNA, nos âmbitos estaduais e federal.

Um juri composto por sete especialistas, com experiência em DNA forense e segurança pública, selecionou o caso “Roubo do Século”, entre 50 casos apresentados em 20 países. Esse reconhecimento internacional foi concedido ao Brasil devido ao grande número de análises genéticas realizadas nesse caso e à capacidade do DNA de identificar membros de organizações criminosas violentas. “O caso do Brasil se destacou por causa da enorme quantidade de evidências de DNA processadas nesse caso único”, disse o juiz Walther Parson, professor do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Medicina, localizado em Innsbruck, na Áustria. O painel de juízes também elogiou o caso brasileiro devido às ações recentes do Brasil para aprimorar o uso de DNA forense. “O Brasil tomou recentemente a importante decisão de expandir seu programa de banco de dados de DNA. Essa expansão fará com que muitos outros crimes sejam resolvidos no Brasil e contribuirá para a redução geral da violência e do crime organizado na América Latina ”, afirmou Parson.

O Gordon Thomas Honeywell – Governmental Affairs, intituição que promove anualmente o Prêmio é um grupo que oferece serviços abrangentes de consultoria profissional, incluindo assuntos governamentais, pesquisas, consultoria estratégica e gerenciamento de associações, prestando serviços a diversos níveis de governo – local, estadual, federal e estrangeiro.

 

Fonte: Comunicação Social da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *