Depen distribuiu 87 mil testes para detecção da COVID-19 para o sistema penitenciário

O número de testes distribuídos para cada Unidade Federativa e Penitenciária Federal foi de 10% do quantitativo de presos e servidores. (Foto: Divulgação).

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) adquiriu 87 mil testes rápidos de diagnóstico do novo Coronavírus para o sistema penitenciário das Unidades Federativas e para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). Os testes começaram a ser entregues no início de junho. A aquisição e distribuição objetiva realizar diagnóstico da COVID-19 para que medidas de isolamento e tratamento sejam iniciadas imediatamente, a fim de evitar a propagação do vírus, contribuindo com as medidas de controle da pandemia.Todos os estados e penitenciárias federais já receberam os testes.

O Depen, com apoio do Ministério da Saúde, recomendou, em documento enviado para os estados, a forma adequada de utilização dos testes rápidos, principalmente a respeito do período de realização dos testes após o início dos sintomas. A Nota Técnica pode ser consultada aqui.

Os testes poderão ser realizados nos serviços de saúde das unidades prisionais de cada Unidade da Federação e apresentam resultado em até 15 minutos. Cada secretaria estadual de administração penitenciária, ou equivalente, deverá distribuir os testes para as localidades que entenderem pertinentes, considerando os critérios de incidência dos casos suspeitos e confirmados.

Semanalmente, o Depen tem realizado reuniões por videoconferência com os coordenadores de saúde de cada Unidade Federativa para orientar e tirar dúvidas que tenham surgido no enfrentamento da pandemia. Participam das reuniões virtuais as equipes técnicas do Ministério da Saúde e ainda um médico infectologista contratado pelo Depen.

O número de testes distribuídos para cada Unidade Federativa e Penitenciária Federal foi de 10% do quantitativo de presos e servidores.

Doações de EPIs para as UFs

O Depen também distribuiu Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) de combate ao Covid-19 para o sistema prisional das unidades federativas e do Sistema Penitenciário Federal (SPF), a partir de uma aquisição emergencial.

Todos os estados já receberam algum tipo de material de proteção e combate a Covid-19 do Depen. Entre os itens adquiridos para subsidiar as ações e medidas de controle e prevenção do Coronavírus nas unidades prisionais dos Estados, Distrito Federal e nas Penitenciárias Federais, estão álcool etílico a 70%, avental descartável, luvas, máscara cirúrgica descartável, termômetros, entre outros itens.

 

Fonte: Serviço de Comunicação Social do Depen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *