PF confirma que agentes penitenciários não serão reconhecidos como policiais enquanto não houver regulamentação

enquanto as polícias penais não forem devidamente regulamentadas, a EC 104/2019 não produzirá seus efeitos.

O Rondoniaemqap havia publicado uma matéria referente a renovação de registro de arma de fogo para os policiais penais do Brasil, a matéria causou polêmica devido a um ofício da polícia federal, explicando que, sem a regulamentação da nova polícia penal, os agentes penitenciários deveriam continuar a seguir o procedimento para servidor não policial junto ao SINARM.

Nossa equipe entrou em contato com a Polícia Federal e realmente foi confirmado, segundo a PF, a polícia penal foi criada pela Emenda Constitucional nº 104/2019 cujo art. 4º traz a seguinte previsão:

Art. 4º O preenchimento do quadro de servidores das polícias penais será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e por meio da transformação dos cargos isolados, dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários e dos cargos públicos equivalentes.

A Polícia Federal destacou que, enquanto não sobrevier legislação ordinária que regulamente a carreira e transforme cargos, os agentes penitenciários, agentes prisionais e ocupantes de cargos equivalentes não estão automaticamente recategorizados como policiais penais, sobretudo porque a EC nº. 104/2019 é norma de eficácia limitada.

Assim, enquanto as polícias penais não forem devidamente regulamentadas, a EC 104/2019 não produzirá seus efeitos.

 

Fonte: Rondoniaemqap

Categorias:Polícia em Geral

6 respostas

  1. O reconhecimento da categoria dentro da constituição e junto a população brasileira é gratificante depois de tantos anos em busca desse reconhecimento.
    Sempre fomos e seremos policiais penais, nós exercemos tal função com louvor e bravura a séculos, nossa categoria foi forjada no calor e nas adversidades do cárcere onde só os fortes sobrevivem. Somos ” muro de concreto ruim de derrubar. ” Somos Policiais Penais.

    Curtir

  2. Essa polícia federal é como o STF, se acham deuses, acham que estão acima da lei e que podem legislar. São só mais uma carreira dessas que estão morrendo de ciuminho da nova carreira.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s