RS tem um caso confirmado e 26 detentos em isolamento por suspeita de coronavírus

Preso que está com covid-19 foi encaminhado para prisão domiciliar em Bagé . Cinco Policiais Penais que tiveram contato com o doente também foram afastados.

A Secretaria da Administração Penitenciária confirmou na manhã desta terça-feira (31) que há 26 detentos em isolamento preventivo no Estado por suspeita de infecção pelo coronavírus, e um caso da doença confirmado, em Bagé, região da Campanha.

O detento que está com a covid-19 foi encaminhado para prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica. A população carcerária do Rio Grande do Sul é de 38,4 mil detentos.

Também foram afastados preventivamente cinco Policiais Penais que tiveram contato com o apenado. A informação é do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado (Amapergs-Sindicato). Estão em observação quatro agentes que escoltaram o preso até o hospital e o servidor que colocou no detento a tornozeleira eletrônica.

O isolamento dos casos suspeitos está sendo feito nas próprias prisões, em áreas reservadas para atendimento de presidiários que estejam com qualquer doença de rotina, como gripes. Conforme a secretaria, as situações suspeitas se concentram mais no Interior.

A secretaria também garantiu que depois de ter os primeiros sintomas e passar por uma consulta hospital, o detento que está com a covid-19 não voltou mais para o estabelecimento de regime semiaberto em que cumpria pena. Ele está isolado em casa, usando tornozeleira eletrônica. A  prisão em que ele estava tem uma população de 94 detentos. Ainda não se sabe com quantos teve contato até ter os primeiros sintomas da covid-19.

Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários, outros detentos do semiaberto de Bagé já foram liberados para prisão domiciliar.

Na segunda-feira (30), o Plano de Contingência do Sistema Prisional foi apresentado ao governador Eduardo Leite. O documento descreve ações a serem adotadas para conter a pandemia nos presídios e também sobre como atender aos detentos que tenham a doença confirmada. Na tarde desta terça-feira, a estratégia será discutida com o sistema de Justiça.

 

 

Fonte: gauchazh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *