Devido ao Coronavírus: Comarca de Pimenta Bueno promove videochamadas entre presos e familiares

Projeto Alô Meu Mundo diminui impactos causados pela suspensão de visitas devido ao coronavírus.

Um tablet na mão de um presidiário pode ter vários significados mas, na comarca de Pimenta Bueno, é uma ferramenta de aproximação. Alô Meu Mundo é o nome do projeto que coloca presos da Casa de Detenção local em contato com familiares, por meio de chamadas de vídeo, e que ganhou ampliação com as restrições impostas pela pandemia do Covid-19, que levaram a Secretaria de Estado da Justiça à suspensão das visitas.

O projeto, acompanhado pela Corregedoria-Geral de Justiça, contempla os presos de bom comportamento e que não tenham ligação com facções criminosas. A Casa de Detenção possui cerca de 300 presos e a ampliação excepcional do projeto tem como objetivo permitir o maior número possível de chamadas.

A juíza Roberta Garcia Macedo, da Vara Criminal de Pimenta Bueno, destacou que as ações têm o objetivo de “manter o vínculo familiar e trazer um pouco mais de segurança aos reeducandos, que podem ter notícias de seus familiares em um momento tão difícil para todo o mundo”.

Ao falar da importância do projeto, a magistrada relatou que, no início desta semana, “um reeducando pôde conversar, por volta das 14 horas, com sua mãe, enferma, internada em um hospital na cidade de Cacoal. Ela agradeceu pela oportunidade e, por volta das 18 horas, tivemos a notícia de que ela faleceu”.

As videoconferências são realizadas por tablets, devidamente higienizados, fornecidos pela Corregedoria-Geral. Todos os contatos são feitos na direção do presídio, monitorados e acompanhados por policiais penais, que realizam o cadastro prévio dos familiares contactados, sendo as ligações relatadas ao Juízo da Execução Penal.

 

 

Fonte: TJ/RO – Assessoria de Comunicação Institucional

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *