SINTERO emite nota de repúdio pelo comportamento autoritário e ditatorial do Diretor Geral do colégio Tiradentes

O Sintero vem a público manifestar repúdio diante do comportamento autoritário e ditatorial do Diretor Geral do colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Porto Velho/RO, Capitão Pires e do Diretor Pedagógico, professor Lourismar, ao devolverem à Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os servidores que manifestaram interesse em participar da assembleia estadual do Sintero, que aconteceu nesta quinta-feira (20/02). A assembleia do Sintero tinha como pauta itens de interesse da categoria, tais como: atualização do Piso do Magistério, valorização salarial aos técnicos educacionais, Fundeb permanente, entre outros.

Ao receber denúncias dos servidores sobre o ocorrido, a Direção do Sintero prontamente dirigiu-se ao colégio Militar Tiradentes para averiguar e cobrar explicações sobre a proibição e classificou a atitude dos gestores como um ato de coibição e abuso de autoridade. Esses comportamentos são totalmente reprovados pela entidade, pois ofendem os princípios da educação pública, em especial, àquele que afirma que a escola deve cumprir o princípio democrático.

Diante desse episódio, o Sintero solicita que o Ministério Público, a Assembleia Legislativa de Rondônia, o Conselho Estadual de Educação, a Secretaria de Estado da Educação e as demais entidades de grande relevância se manifestem sobre o assunto e tomem as medidas necessárias para que os servidores não sejam penalizados. Espera-se que atos como este não se repitam, pois ferem o estado democrático de direito, amparado pela Constituição Federal e pelo Plano de Carreira da categoria (Lei 680/2012), através do Art.53.

O Sintero manifesta gratidão e apoio aos servidores que foram devolvidos, por contribuírem por longos anos naquela instituição pública, prestando um serviço de qualidade e excelência. O sindicato se compromete em esgotar todas as possibilidades para garantir o direito dos profissionais em participar das convocações de assembleias, congressos, entre outras atividades do sindicato . No entanto, ressalta que é urgente e necessário que a sociedade também se posicione diante desse ato antidemocrático.

 

 

Fonte: Sintero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *