SESDEC de RO abre inscrições para curso de Operações Especiais e Táticas

Podem participar oficiais e praças da Polícia Militar, agentes e delegados da Polícia Civil do Estado de Rondônia, obedecidas as prescrições contidas no edital do processo de seleção.

O processo seletivo para vagas de cadastro reserva para os cursos de Operações Especiais e Operações Táticas Especiais 2020 já estão abertas. Serão dois cursos destinados a policiais militares e civis, que deverão realizar teste físico classificatório para priorização das vagas.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (17), com encerramento previsto para o dia 28 de fevereiro.

Podem participar oficiais e praças da Polícia Militar, agentes e delegados da Polícia Civil do Estado de Rondônia, obedecidas as prescrições contidas no edital do processo de seleção.

O objetivo é capacitar militares que queiram fazer parte do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e policiais civis que desejam se especializar nos trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core).

As atribuições de ambos são muito semelhantes no que tange as operações de altíssima complexidade. No Bope, por exemplo, o policial será habilitado a exercer ações especiais como: roubo a banco, explosivos, mergulho, reféns localizados, tiro de precisão,  entre outras atividades. Já na polícia civil, os principais ensinamentos são:  cumprimento de mandado de prisão envolvendo elementos de altíssima periculosidade, resgatar pessoa sequestrada em cativeiro, combate em ambiente confinado, atendimento pré-hospitalar tático, tecnologia menos letais, dentre outras funções.

O Secretário de segurança pública do estado de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, conta que os aprovados no curso serão encaminhados para as unidades especializadas de suas instituições para permitir a aplicação dos conhecimentos e a consolidação da experiência adquirida durante o curso de Operações Especiais e Operações Táticas Especiais.

“Investir em Operações Especiais é prioridade na qualidade dos serviços prestados pelas polícias, temos excelentes profissionais na segurança pública que precisam estar sempre preparados e atualizados para as ocorrências de alta complexidade, fazemos hoje o que nunca foi feito anteriormente, porque contamos com a liderança do governador coronel Marcos Rocha, homem de visão macro com a missão de garantir a proteção da sociedade Rondoniense,”  finalizou Pachá.

Os candidatos selecionados para a realização de cursos em vagas que venham surgir em outros estados do Brasil, devem se adequar no certame do Estado que ofertar a vaga. Só este ano, já estão previstos cursos nos seguintes estados: Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas, Ceará, Bahia e Distrito Federal.

 

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *