PRECARIEDADE: Polícia Penal de Ji-Paraná depende da Lua para iluminar presídio

servidores contam com a iluminação articificial, ou seja, com a lua.

Inacreditavelme é isso mesmo, os Policiais Penais do município de Ji-Paraná depedem da lua para poderem enxergar o que se passa dentro da unidade prisional onde executam suas atividades.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17) pelo SINGEPERON – Sindicato dos Policiais Penais de Rondônia, na matéria, o Sindicato rebate as declarações do gerente regional da SEJUS, Fred Barbosa, onde ele fala em entrevista à mprensa sobre a fuga em massa que ocorreu na semana passada, ele disse que houve falha humana.

A situação é tão caótica que, em um trecho da matéria o Sindicato diz o seguinte:

Foi apurado também que, no período noturno a escuridão toma conta, por não haver iluminação no presídio. Os servidores contam com a iluminação articificial, ou seja, com a lua – se houver uma lua cheia a visão fica melhor, mas quando não há, a iluminação fica precária, prejudicando a segurança na unidade prisional.

Além desse grave problema que é a escuridão, existem outros fatores que colaboram para a facilitação de fugas em massa, como por exemplo as guaritas de segurança abandonadas.

Na unidade existem em média 300 presos, para 12 servidores por plantão, sendo 09 homens e 03 mulheres, 01 guarita externa e 01 interna, fazendo assim “vista grossa” para a realidade da unidade.

Aliado a todas essas precariedades, o efetivo de servidores é absolutamente inferior ao quantitativo de detentos, O Estado de Rondônia foi condenado pelo Tribunal de Contas Estadual à cumprir o quantitativo mínimo de 05 presos para um policial penal, conforme dispõe o art. 1º da Resolução nº 1/2009 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), conforme o Sindicato, até hoje não houve nenhuma mudança.

Confira o vídeo abaixo, escuridão toma conta do presídio




 

 

 

Fonte: Rondoniaemqap/Com informações Singeperon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *