Projeto exige divulgação on-line de gastos, licitações e contratos de penitenciárias

Objetivo é aumentar a transparência na gestão dessas instituições.

Um projeto de lei em análise na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) obriga os diretores de penitenciárias federais, estaduais e do Distrito Federal a publicar na internet suas prestações de contas — incluindo licitações, contratos e despesas com cartões de pagamento. A proposta (PL) 3.238/2019) é do senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) concorda com a iniciativa, que visa “aumentar a transparência na gestão das penitenciárias”. Mas ela também afirma que, da forma como está, o projeto é inconstitucional. A senadora argumenta que alterações na legislação sobre servidores públicos somente podem ser propostas pelo presidente da República (no caso de servidores federais) e pelos governadores (no caso do servidores estaduais e do Distrito Federal).

Para resolver o problema, Eliziane recomenda que o projeto seja inserido no âmbito da Lei de Acesso à Informação (Lei 12. 527/2011). Assim, em vez de propor uma nova lei para exigir a prestação de contas de penitenciárias, conforme prevê o texto original, ela sugere que essa exigência seja acrescentada ao texto da Lei de Acesso à Informação, “a qual, por constituir lei nacional, aplicável, portanto, à administração pública das três esferas da Federação, afasta o apontado vício de iniciativa”.

O projeto está pronto para ser votado na comissão. A decisão na CTFC terá caráter terminativo, ou seja, se o texto for aprovado e não houver recurso para votação no Plenário do Senado, seguirá diretamente para a apreciação da Câmara dos Deputados.

 

 

Fonte: Agência Senado

0 thoughts on “Projeto exige divulgação on-line de gastos, licitações e contratos de penitenciárias

  1. Os diretores não contratam nada, tudo e feito pela secretaria do diretor,. O diretor só administra a unidades, não tem repasse de dinheiro pro diretor.. Marcos do Val está achando que aqui e os Estados Unidos onde os diretores que fazem isso. Se atualiza deputado.. pra não passar vergonha,,..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *