PM aumenta em 30% policiamento ostensivo para reforçar segurança no fim de ano

A Polícia Militar vai implementar não só na Capital de Rondônia mas em todo o Estado a operação, com um quantitativo de policiais militares muito maior do que aquele que originariamente trabalha.

Para garantir maior segurança à população durante o período de festas de fim de ano, a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) iniciou na manhã de segunda-feira, 16, a Operação Fim de Ano Seguro, com reforço de 30% no policiamento ostensivo com o emprego do efetivo administrativo, além do policiamento ordinário, que é empregado diariamente em todo Estado. O lançamento da operação aconteceu em frente ao Comando-Geral, após orientações repassadas pelo comandante, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa.

O efetivo policial será reforçado nas principais áreas de comércio das cidades do Estado durante o período em que a circulação de pessoas aumenta devido ao recebimento do 13º salário e festas de fim de ano.

A Operação Fim de Ano Seguro realizará o policiamento ostensivo geral nos diversos eventos referentes aos festejos natalinos e de final de ano, a fim de proporcionar e ampliar sensação de segurança pública, através de ações e operações planejadas, levando-se em consideração as peculiaridades do referido período de festejos, principalmente no que se refere a crimes contra a pessoa e ao patrimônio, ainda, com especial atenção aos crimes de embriaguez na direção de veículo automotor.

Conforme definido no planejamento estratégico da Operação Fim de Ano Seguro, durante o período, serão realizadas operações com concentração reforçada de policiais nos centros comerciais de Porto Velho, bem como em todos os municípios. Ações como blitze preventivas e repressivas, abordagens policiais no período noturno em bares e boates, corredores de segurança nas principais ruas das cidades entre outras, estão inseridas no planejamento da Polícia Militar.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Associada à operação, a Polícia Militar tem garantido orientações para a população quanto aos cuidados redobrados para o período, com dicas de segurança que devem ser atendidas, como: evitar contar dinheiro em locais públicos mostrando às pessoas; não acumular muitas sacolas nas mãos; manter a bolsa próxima do corpo; jamais conte dinheiro nas portas das agências bancárias, visando evitar a saidinha de banco; no caso de furto ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, jamais reaja! Comunique imediatamente à Polícia Militar.

“A Polícia Militar vai implementar não só na Capital de Rondônia mas em todo o Estado a operação, com um quantitativo de policiais militares muito maior do que aquele que originariamente trabalha. O objetivo principal é proporcionar segurança para nossa população para que possa ter as festas de final de ano tranquilas e com maior segurança. Existem orientações de segurança que sempre passamos para a população, pois muitos crimes, muitas vezes, ocorrem por desatenção ou devido às pessoas deixarem de adotar algum procedimento que poderia prevenir contra o crime.

Então, neste final de ano polícia orienta bastante as pessoas, principalmente no que tange à retirada de dinheiro, para que não chame a atenção de criminosos. Alerta também para quando as pessoas entrarem e saírem de suas residências, ou seja, existem uma série de procedimentos que as pessoas devem adotar e que podem ajudar a Polícia Militar no combate à criminalidade”, argumenta o comandante, lembrando que todas as ações fazem parte das determinações do governador coronel Marcos Rocha, quanto a garantir maior segurança à população.

Segundo o comandante da PM, a operação segue até o início de janeiro e, posteriormente, serão empregadas mais ações que irão até fevereiro, haja vista a constante preocupação da Polícia Militar em bem servir a sociedade.

O coronel PM Ronaldo também ressaltou que todo aparato tecnológico será utilizado pela Polícia Militar, como a utilização da plataforma operacional mobile, as “bodycam” (câmera de corpo). A partir dessa operação fica definido o emprego de reforço policial desse período do ano, ou seja, estão sendo empregamos todo o efetivo, tanto administrativo quanto operacional de rotina.

 

 

Fonte: Secom/RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *