Sergio Moro vai criar Academia Nacional inspirada no FBI para treinar policiais civis e militares

“Academia Nacional de Polícia do Ministério da Justiça vai oferecer treinamentos no mesmo padrão da Polícia Federal.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo”.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, pretende capacitar policiais civis e militares para atuarem no mesmo padrão de investigações da Polícia Federal. Para isso, planeja criar, ainda neste ano, a Academia Nacional de Polícia, para ofertar cursos e treinamentos. Nos próximos três meses serão oferecidos pelo menos quatro treinamentos voltados ao uso da inteligência policial no combate à corrupção e ao crime organizado e violento – três deles no âmbito da Academia.

O curso mais importante, segundo o secretário nacional de Segurança pública, general Guilherme Theophilo, está previsto para começar no dia 30 de setembro, com duração de dois meses. “Chama-se Curso Superior de Polícia e é o embrião da nossa Academia Nacional de Polícia, que também é um objetivo estratégico do ministro Moro que a gente crie até o final do governo, com toda a estrutura nossa, para aperfeiçoarmos nossos policiais militares e civis, e por vezes alguns do Corpo de Bombeiros Militar”, conta o secretário da Senasp. A aula inaugural será com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

“O grande objetivo é formar uma networking com esse pessoal e eles se conhecerem, além do maior preparo com pessoas de alto nível”, explica Theophilo. Segundo o secretário, o projeto seguirá um modelo de treinamento do FBI, a polícia federal norte-americana.”

“A partir do ano que vem, o objetivo é abrir cursos também para profissionais enviados por países vizinhos. “Vamos aproximar, fazer esse intercâmbio para mandarmos alunos para lá e receber gente para fazer nosso curso, um padrão Polícia Federal nosso, que é reconhecido internacionalmente”, diz o secretário.

Apesar de o lançamento do projeto da Academia Nacional de Polícia estar previsto apenas para o dia 24 de setembro, o primeiro curso que integra o programa já começou nesta segunda-feira (9). O curso de planejamento estratégico, ministrado pela Escola Superior de Guerra (ESG), foi ofertado para um policial civil e um militar de cada estado, em Brasília. Cada estado também poderá enviar dois representantes para o curso Superior de Inteligência, com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo a Senasp, ainda sem data definida para começar.

Fortalecimento das Polícias Judiciárias

A Senasp também tem em andamento o Projeto de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), voltado prioritariamente para capacitação das polícias civis dos estados. O curso é voltado para a criação de uma delegacia anticorrupção em cada estado – uma diretriz estabelecida pelo ministro Sergio Moro como condição para repasses do fundo nacional de segurança pública.

O curso traz delegados responsáveis por grandes casos, como o mensalão, para discutir técnicas de investigação. Entre os convidados estão Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da PF e ex-diretor da Abin; Getúlio Bezerra, ex-delegado da PF especializado em repressão ao tráfico de drogas, planejamento operacional, lavagem de dinheiro e crime organizado; e Jorge Pontes, ex-delegado da PF que coordenou a Interpol no Brasil.”

 

 

 

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *