Polícia Civil do DF: autorizado concurso para agente com 1,8 mil vagas

Documento assinado pelo secretário de Economia prevê 600 oportunidades imediatas e 1,2 mil no cadastro reserva. Edital sai até março de 2020.

A Secretaria de Economia do Distrito Federal autorizou, nesta segunda-feira (02/09/2019), o aguardado concurso para a Polícia Civil. A portaria que consta no sistema interno do governo prevê 600 vagas de provimento imediato para o cargo de agente da corporação. Fica autorizada também a previsão de 1,2 mil oportunidades no cadastro reserva.

A divulgação das vagas deve ser realizada em cerimônia no Palácio do Buriti, nesta terça-feira (03/09/2019), no ato em que serão nomeados 82 peritos criminais. O governo se organiza para a escolha da banca organizadora do certame. Até o momento, foram listados quatro possíveis nomes. Atualmente, a fase está na avaliação das propostas.

Segundo o documento que autoriza o lançamento, assinado pelo secretário de Economia, André Clemente, o prazo para publicação do edital é de 180 dias, ou seja, até março de 2020. O cargo de agente tem remuneração inicial de R$ 8.284,55, sem contar os benefícios.

Reforço nas outras forças

O sinal verde para o certame é mais um aceno que o atual governo faz com vistas a tentar estancar os quadros defasados nas forças que integram a segurança pública. Em 13 de junho, o chefe do Palácio do Buriti deu aval para a convocação de 355 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros. Ibaneis ainda promete nomear 16 delegados da Polícia Civil e, sem estabelecer um número, planejou ampliar o quadro da Polícia Militar.

Na última sexta-feira (30/08/2019), o GDF nomeou 82 aprovados no concurso público da Polícia Civil para o cargo de perito criminal. Os nomes dos novos servidores foram publicados em edição extra do Diário Oficial do DF desta sexta-feira (30/08/2019). O certame refere-se ao Edital nº 01, de março de 2016, que previa 20 vagas efetivas e 80 de cadastro reserva.

Aposentados

O anúncio ocorre em um momento no qual o Distrito Federal tem uma realidade preocupante. Segundo o Metrópoles mostrou, em reportagem de 26 de agosto, o número de aposentados, pensionistas e profissionais da reserva das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros superou a quantidade de servidores na ativa. Hoje, atuam nas ruas e em serviços administrativos das corporações 21.123 funcionários, enquanto 26.361 pessoas já cumpriram o tempo de serviço.

Fonte: Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *