Exército monta ‘piscinões’ em aeroporto para abastecer Hércules usados no combate das queimadas em RO

Base da operação se concentra em Porto Velho, mas aviões também atuam no Acre.

Duas piscinas foram montadas dentro do aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho para abastecer os dois Hércules C-130 que são usados no combate às queimadas na Amazônia desde sábado (24). Cada um dos aviões pode transportar até 12 mil litros de água, além de produtos químicos.

Uma foto obtida pela Rede Amazônica, nesta terça-feira (27), mostra um Hércules ao lado de uma dessas piscinas infláveis.

Desde a segunda-feira (26), caminhões-pipa do Exército se revezam para levar água aos dois “piscinões”.

Assim que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousa, os militares iniciam uma maratona para abastecer os Hércules o mais rápido possível. Além de Rondônia, os dois Hércules C130 estão combatendo queimadas no Acre.

Cerca de 900 militares atuam na operação nos dois estados. As aeronaves só podem buscar água na Base Militar da Ala 6 em Porto Velho, pois o estado acriano não tem local de abastecimento.

Queimadas na Amazônia

As queimadas na região da Amazônia registraram aumento de 82%entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Dados do órgão também mostram que, antes mesmo do final do mês, agosto já registra mais focos de queimadas na Amazônia que a média dos últimos 21 anos.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *