Polícia Militar: 2ª Companhia do Curso de Formação de Soldados conclui instrução e operações em área de selva

A 2ª Companhia é comandada pelo tenente PM Whashington Manfré, composto por quatro pelotões.

Mais uma etapa do treinamento do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Rondônia foi concluída na manhã de sábado, 13, com o retorno ao Centro de Ensino da PM da 2ª Companhia composta por mais de 170 alunos que nos últimos dias enfrentaram os desafios do estágio de instrução e operações em área de selva, abordando situações de elevado grau de dificuldade, tanto físico como técnico. Agora, a expectativa é para a conclusão do mesmo estágio que será desenvolvido pela 3ª Companhia, sendo que os alunos prosseguem com as instruções até a conclusão do curso que acontece em agosto.

A 2ª Companhia é comandada pelo tenente PM Whashington Manfré, composto por quatro pelotões. Conforme destacado, o objetivo do estágio é ambientar os alunos ao cenário e condições adversas da selva amazônica; bem como garantir o conhecimento dos procedimentos adequados à sobrevivência em área de selva com recursos naturais da própria região.

Durante o estágio de instrução de selva, os alunos adquiriram conhecimentos de orientação, construção de abrigo, patrulhas, nós e amarrações, dentre outras orientações de fundamental importância para sobrevivência.

As atividades de ensino foram desenvolvidas por meio de oficinas de instrução, distribuídas em três turnos: manhã, tarde e à noite. Nesses períodos, os alunos tiveram uma aproximação quanto à atuação do policial militar em área de selva.

O comandante da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, analteceu mais uma etapa vencida pelos alunos do Curso de Formação de Soldados que têm demonstrado o espírito aguerrido a cada instrução desenvolvida. O curso prossegue com mais instruções com aulas desenvolvidas no Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado de Rondônia. A previsão é que a formatura dos novos policiais militares ocorra na segunda quinzena do mês de agosto.

Foram ministradas instruções práticas a cargo do Exército Brasileiro, por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, abordando temas como: marcha a pé, construção de abrigos, armadilhas e camuflagens, transposição de curso de água, primeiros socorros, técnicas de obtenção de água e fogo, técnicas de obtenção de alimentos de origem animal e vegetal.

 

 

Fonte: PM/RO
Texto: Jornalista Paulo Ricardo Leal
Fotos: SD PM Edixon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *