19 de junho: Dia do agente penitenciário e agente de segurança socioeducativo de RO


Dia do agente penitenciário e agente de segurança socioeducativo de Rondônia. (Foto Designers: Rondoniaemqap).

No dia 19 junho, comemora-se o dia do Agente Penitenciário e do Agente de Segurança Socioeducativo de Rondônia, a data foi instituída pela Lei Estadual nº 299/2011.

Sobre o Agente Penitenciário

A profissão de Agente Penitenciário é uma das mais antigas da humanidade, e também a 2ª mais perigosa do mundo, conforme elencou a Organização Internacional do Trabalho – OIT. Por se tratar de função típica de estado.

O Agente Penitenciário entre suas atribuições estão: manter a ordem, disciplina, custodia e vigilância no interior das unidades prisionais, escolta armada para audiências judiciais, hospitais, transferência de presos etc. Desempenham serviços de natureza policial como apreensões de ilícitos, revistas pessoais em detentos e visitantes, controle de motins e rebeliões nas unidades prisionais.

Sobre o Agente de Segurança Socioeducativo

Os Agentes de Segurança Socioeducativos realizam suas funções similar a dos Agentes Penitenciários, muitas das vezes com até mais riscos e menos privilégios em termos de segurança para esses profissionais. Eles exercem atividades de vigilância nos espaços intramuros, escoltas destinados ao Atendimento às Medidas Socioeducativas etc.

 

 

Fonte: Rondoniaemqap/com informações Wikipédia
Foto Designers: Rondoniaemqap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *