PF pede fim antecipado de “Vossa Excelência” e “Doutor”

Federação Nacional dos Policiais Federais encaminhou ofício ao diretor-geral da PF pedindo fim do tratamento diferenciado no órgão.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) encaminhou ofício ao diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, pedindo o fim do tratamento de “doutor” e “Vossa Excelência” dentro do órgão. O documento teve o apoio de sindicatos locais, como o sindicato de servidores da PF do Rio de Janeiro.

O pedido se antecipa à data de início da vigência do decreto assinado há onze dias pelo presidente Bolsonaro, que determina o fim do tratamento diferenciado e mais cerimonioso a partir de 1º de maio. Também expande a abrangência do decreto, que acaba com “Vossa Excelência” na administração pública federal em comunicados, atos e cerimônias. Para os policiais federais, o tratamento apenas por “senhor” e “senhora” deve ser adotado também para comunicação informal.

A reivindicação expõe uma antiga divisão dentro da corporação, entre agentes e delegados. Os agentes defendem uma carreira única na PF e o fim do cargo de delegado por concurso. Eles também argumentam que ainda há punição a agentes que não se dirigem aos superiores por “doutor” por desacato e por isso pedem que a extinção do tratamento diferenciado seja mais ampla.

 

 

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *