Agentes penitenciários recebem Voto de Louvor proposto pelo deputado Anderson do Singeperon

Proposta pelo deputado Anderson do Singeperon (Pros), a Sessão Solene realizada na tarde desta quinta-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa, homenageou agentes penitenciários que receberam Voto de Louvor pelos relevantes serviços prestados no sistema prisional do Estado.

Antes de fazer a abertura da solenidade, o deputado pediu um minuto de silêncio em homenagem ao agente penitenciário, Marcos Paulo de Lima Marques, que desapareceu nas águas do Rio Madeira, no último dia 15 de novembro, durante uma pesca com amigos. O deputado lamentou o insucesso das buscas pelo corpo do agente, que não foi encontrado.

O parlamentar agradeceu a todos e ressaltou que a propositura visa homenagear agentes que tiveram importante atuação no sistema prisional e que contribuíram com o sucesso de ações que evitaram situações graves, garantindo a mantendo a ordem dentro dos presídios.

Anderson comentou sua trajetória na época em que atuava como agente penitenciário e destacou as dificuldades enfrentadas pela categoria naquele período. Disse que atualmente, a classe possui um Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), totalmente profissionalizado e com condições de trabalho melhores que antigamente.

Como parlamentar, Anderson disse que vem lutando pelo sistema prisional e que tem observado os avanços positivos em favor da categoria. O deputado enalteceu o Gape e disse que o grupo tem feito um trabalho indiscutível em intervenções prisionais no Estado.

“Aliás, todos os agentes deveriam ser homenageados, em especial aos que viveram momentos difíceis no sistema penitenciário de Rondônia, assim como, os que facilitam o bom andamento dos trabalhos, servidores dignos de reconhecimento por parte do Poder Legislativo e de serem sempre lembrados. Vocês são minha família, minha sustentação política e por isso estou de volta para mais quatro anos, para continuar trabalhando por toda a nossa classe”, declarou o deputado.

Após o pronunciamento do deputado, um vídeo foi apresentado para narrar a luta dos agentes penitenciários por melhorias, sempre encabeçadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (Singeperon).

Arimaldo Nobre de Lima, zero um do Gape, abriu os pronunciamentos dos convidados da mesa e em nome de toda a classe, agradeceu ao deputado pela iniciativa da homenagem e disse ser uma honra tê-lo dentro da Assembleia Legislativa, como representante da classe.

Daiane Gomes, presidente do Singeperon, lamentou a perda do agente Marcos Paulo e disse que o período de buscas foi um momento difícil para os colegas de profissão que estiveram juntos, auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

A presidente agradeceu o deputado e disse se tratar de uma homenagem justa e válida. Destacou a bravura dos agentes frente às adversidades dentro dos presídios, “muitas vezes sem pensar na própria vida”.

“Admiro nossa profissão, admiro cada um de vocês, pela coragem, pensando sempre na sociedade, evitando fugas e protegendo nossa sociedade. Porque sabemos que quem foge dali não tem nada a perder. Infelizmente, muitas vezes, somos invisíveis para essa mesma sociedade. Estendo essa homenagem a todos, a cada um que hoje está lá, batendo seu cadeado, parabéns”, declarou Daiane Gomes.

Marcus Edson Prata Filho, defensor público-geral, parabenizou o deputado Anderson pelo reconhecimento aos servidores e agradeceu a oportunidade de participar de uma homenagem a uma classe “tão bela”.

“Parabenizo antes de tudo, a família de cada uma vocês, que vivem o dia a dia, sem saber se quando saírem para trabalhar, os senhores retornarão para casa. Vocês são gigantes guerreiros, que muito fazem pela nossa sociedade, porém, são tão pouco vistos e valorizados. Parabéns a todos”, disse o defensor público que defendeu a necessidade de a classe permanecer sempre em busca de diálogos com os poderes para juntos construírem melhores soluções e mais avanços.

Representando o governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), o secretário interino da Sejus, Cleiton Camilo Santos, parabenizou a todos os agentes penitenciários e seus diretores pela homenagem e destacou o empenho do deputado Anderson, junto ao Singeperon, em busca de conquistas para a classe. “Que o deputado continue acreditando no valor dos nossos bravos servidores do sistema penitenciário”, ressaltou.

Os certificados foram entregues aos agentes penitenciários pelo deputado Anderson e todos os membros que compuseram a mesa durante a solenidade. O parlamentar encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e disse esperar dar continuidade às homenagens e aos interesses da classe, em 2019.

“Sempre brigando e lutando por vocês, pela valorização, pelo respeito e pelas boas condições de trabalho de toda a categoria. Vou estar ainda mais atuante nos próximos quatro anos, para que as ações em prol da nossa classe de fato aconteçam e as promessas não fiquem só em palavras. ”

 

 

Fonte: ALE/RO – DECOM – Juliana Martins

Fotos: Lusângela França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *