Projeto de Lei que regulariza atividade de Bombeiro Civil é aprovado

Empresas de formação deverão ser cadastradas conforme normas ABNT…

De autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN), o projeto de Lei que dispõe sobre a regularização da atividade de Bombeiro Civil no Estado de Rondônia foi aprovado na última sessão ordinária (28) da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Conforme o texto do projeto, serão considerados Bombeiros Civis, aqueles que exercem, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresa privadas ou públicas, sociedades de economia mista, autarquias, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

O texto prevê ainda, que as empresas que atuam na formação desses Bombeiros Civis, deverão obedecer ao disposto nas Normas Brasileiras 14.608/2007 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), devendo obrigatoriamente cadastrar-se no Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, apresentando a relação nominal e qualificação de seus instrutores e monitores.

De acordo com Jesuíno, a regulamentação e normatização das atividades exercidas por esses bombeiros, irá proporcionar a sociedade mais qualidade nos serviços prestados, tanto nos treinamentos quanto na atuação dos profissionais.

“Os Bombeiros Civis surgem com a preocupação de ordem pública por parte dos cidadãos, que se organizam numa entidade dotada de meios e de racionalidade para minimizar os efeitos de tragédias intensas que ocorrem suas cidades”, finaliza o parlamentar.

 

Fonte: ALE/RO – DECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *