Governo lança na terça-feira pacote de medidas para reforçar segurança pública em Rondônia

Entre as unidades a ser criadas na estrutura do Corpo de Bombeiros estão o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), em Ariquemes.

O governador Daniel Pereira lançará na próxima terça-feira (3) um pacote de medidas estabelecidas em decretos para a segurança pública como parte do plano de reorganização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, aprovado no mês de maio na Assembleia Legislativa, que inclui também a formação de cabos e sargentos, bem como curso de formação de soldados para 400 remanescentes do concurso público de 2014.
O ato acontecerá em solenidade cívico militar, em frente ao Comando Geral da PM, em Porto Velho, com a presença de autoridades convidadas e de representantes das duas corporações.

Também estão previstos o anúncio da contratação de uma equipe de multiprofissionais voluntários para atender aos militares; e o lançamento do aplicativo Agente Cidadão, que objetiva conscientizar o cidadão para auxiliar os órgãos de segurança no trabalho de prevenção e combate à violência.
Daniel Pereira concederá entrevista coletiva à imprensa, às 9h, para falar da importância dos decretos que preveem, entre outras medidas, a criação, ativação, transformação e nova denominação de órgãos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Entre os decretos estão o de criação do 9º Batalhão da PM em Porto Velho, da Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (Cipo), do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFron), Batalhão de Choque e Batalhão de Polícia de Aviação e Operação (Bavop); e os de transformação da Companhia Independente de Trânsito (CIA) em Batalhão Militar (BPTran-PM) e da Companhia de Operações Especiais (COE) em Batalhão de Polícia de Operações Especiais (Bope). Recentemente, foram criados o 10º BPM em Rolim de Moura e o 11º em são Miguel do Guaporé. Com isso, o total de batalhões no estado aumenta de 8 para 15.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) mostram que medidas já colocadas em prática pelo governo de Rondônia, como o aumento do número de viaturas nas ruas de Porto Velho, de oito para 45, resultaram na redução de roubos e crimes de 70 para 40, entre maio e junho, na capital.

Entre as unidades a ser criadas na estrutura do Corpo de Bombeiros estão o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), em Ariquemes.

Fonte: Secom-Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *