Singeperon parabeniza Agentes Penitenciários e Agentes de Segurança Socioeducativos pelo seu dia

No dia 19 junho, comemora-se o dia do Agente Penitenciário e do Agente de Segurança Socioeducativo de Rondônia

O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia — Singeperon, na pessoa da Daihane Gomes, parabeniza os Agentes Penitenciários e Agentes de Segurança Socioeducativos pela data comemorativa.

No dia 19 junho, comemora-se o dia do Agente Penitenciário e do Agente de Segurança Socioeducativo de Rondônia, a data foi instituída pela Lei Estadual nº 299/2011.

Sobre o Agente Penitenciário

A profissão de Agente Penitenciário é uma das mais antigas da humanidade, e também a 2ª mais perigosa do mundo, conforme elencou a Organização Internacional do Trabalho – OIT. Por se tratar de função típica de estado.

O Agente Penitenciário entre suas atribuições estão: manter a ordem, disciplina, custodia e vigilância no interior das unidades prisionais, escolta armada para audiências judiciais, hospitais, transferência de presos etc. Desempenham serviços de natureza policial como apreensões de ilícitos, revistas pessoais em detentos e visitantes, controle de motins e rebeliões nas unidades prisionais.

Sobre o Agente de Segurança Socioeducativo

Os Agentes de Segurança Socioeducativos realizam suas funções similar a dos Agentes Penitenciários, muitas das vezes com até mais riscos e menos privilégios em termos de segurança para esses profissionais. Eles exercem atividades de vigilância nos espaços intramuros, escoltas destinados ao Atendimento às Medidas Socioeducativas etc.

Parabenizamos esses guerreiros que tem levado o sistema penitenciário e socioeducativo nas “costas,” mesmo que durante há anos esses heróis não foram reconhecidos, não foram respeitados, não foram valorizados, eles vêm cumprindo o seu papel que é manter à ordem e a disciplina e mantendo encarcerados os indivíduos que fezeram tanto mal à sociedade Rondoniense.

“Infelizmente não temos muito o que comemorar, foram muitas perdas e muitas injustiças contra essas duas classes, mas acreditamos que dias melhores virão, acreditamos que com luta e a união de todos, poderemos conquistar nosso espaço e alcançar as melhorias que tanto almejamos.” Disse Daihane Gomes.

Fonte: Assessoria-Singeperon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *