21 DE ABRIL – Dia da Polícia Civil e Militar

O Dia da Polícia Civil e Militar é celebrado anualmente em 21 de abril no Brasil

A criação do Dia da Polícia Civil e Militar é uma homenagem à figura de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), o patrono das Polícias brasileiras Civil e Militar.
O dia 21 de abril simboliza a data do enforcamento de Tiradentes, membro da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, um valente grupo que lutou no movimento da Inconfidência Mineira.

Mas quem são esses guerreiros?

Eles têm uma das missões mais nobres do mundo: agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo, ou seja, fazem a apuração das infrações penais e a identificação de sua autoria.

No Brasil, a autoridade policial possui uma divisão entre a Policia Militar e Policia Civil.

Polícia Civil

É composta por policiais que são encarregados de investigar crimes e contravenções, além de reunir provas sobre suas circunstâncias e autoria. Atuam, principalmente, após a ocorrência do fato criminoso.

Também é de sua competência elaborar boletins de ocorrência (B.O.) de qualquer natureza, expedir cédulas de identidade, atestados de antecedentes criminais e de residência, registros de porte de arma de fogo e alvarás de produtos controlados, entre outras atividades.

Policia Militar

Composta por policiais fardados incumbidos de prevenir as condutas criminosas, zelar pela ordem pública, efetuar policiamento preventivo e ostensivo.

A comemoração do Dia das Polícias Civis e Militares foi instituída pelo presidente Dutra, mediante o decreto-lei no 9.208, de 29/4/1946.



Fonte: Ariquemes 190

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *