Deputado Anderson do Singeperon apresenta demandas da categoria para o novo secretário da Sejus

Entre as demandas, estão o acautelamento de armamento aos agentes penitenciários para que estes garantam a sua integridade física e de sua família

O deputado Anderson do Singeperon (Pros) realizou na quinta-feira (19) sua primeira reunião de trabalho com o novo titular da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o também agente penitenciário Adriano de Castro.

Na ocasião, Anderson parabenizou Adriano pela posse e elogiou a escolha do governador Daniel Pereira (PSB) de colocar servidores de carreira na direção da pasta para gerir o sistema penitenciário.
“Sempre defendi que a gestão do sistema prisional de Rondônia deve ser feita por pessoas que conhecem o sistema, e nada melhor que os agentes penitenciários para cumprir esse papel. Esse é um importante momento da categoria, que tem representação tanto no Parlamento, quanto na gestão prisional”, ressaltou.

Dentre as demandas levadas ao secretário, estão indicações já realizadas pelo parlamentar, como a liberação de viaturas para atender unidades prisionais de Guajará-Mirim; a aquisição de um veículo, tipo Van, para o transporte de servidores a serviço do Estado do município de Guajará-Mirim até a Penitenciária Regional de Nova Mamoré; a liberação de armamento longo, de grosso calibre, para uso da escolta na Penitenciária Regional de Guajará-Mirim.

Também são demandas o pagamento do auxílio transporte para os servidores da Sejus que estão lotados em unidades prisionais que não sejam nos seus domicílios; ampliar o cronograma de cursos e vagas oferecidas pela Escola aos servidores; a reativação das unidades do semi-aberto das cidades de Nova Brasilândia e Espigão do Oeste; a mudança da escala de trabalho para 24 por 96 horas; e o acautelamento de armamento aos agentes penitenciários para que estes garantam a sua integridade física e de sua família.

Anderson também reforçou alguns requerimentos feito à Sejus na gestão anterior, no que se refere às informações quanto ao cronograma de pagamento das progressões funcionais e seus retroativos, dos 10 dias de férias em pecúnia, bem como dos atrasados em relação ao adicional noturno.

O deputado destacou na conversa alguns avanços já percebidos com a nova gestão. Uma delas foi o trâmite da emenda parlamentar de sua autoria para a compra de dois microônibus para atender o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) em Porto Velho e em Ji-Paraná, bem como para a construção de um stand de tiro para os servidores na Capital.

“Infelizmente, por motivos não conhecidos, essas ações estavam paradas dentro da Sejus, e agora avançaram”, revelou o líder da categoria na Assembleia Legislativa.
O secretário confirmou também que a Sejus já está viabilizando o acautelamento de pelo menos 250 armas para os agentes, atendendo ao pedido do parlamentar.
“Contamos com o apoio do deputado nas ações e projetos que visam a melhoria do sistema prisional.

A Sejus tem um importante papel na segurança pública e o governador Daniel Pereira (PSB) sabe dessa importância”, evidenciou Adriano. Anderson colocou o seu gabinete à disposição para auxiliar e apoiar nas ações que a pasta precisar.



Fonte: ALE/RO – DECOM – Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *