Quatro detentos não retornam ao presídio após saída temporária de Páscoa em Ariquemes

Presos romperam a tornozeleira eletrônica e não cumpriram o prazo para se reapresentarem. Ao todo, 76 detentos do regime semiaberto receberam o benefício no município

Dos 76 detentos beneficiados com a saída temporária do dia de Páscoa, quatro romperam a tornozeleira eletrônica e não retornaram para a Casa do Albergado de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.
Conforme o representante do sindicato de agentes penitenciários do município, os presos deveriam retornar à unidade prisional no início da noite da última quinta-feira (5).

O benefício da saída temporária do dia de Páscoa foi concedido pela Justiça para os 76 presos do regime semiaberto através da 1ª Vara de Execuções Penais do município. Os detentos saíram da cadeia na manhã do dia 30 de março.

Durante o período fora da unidade, os presos eram monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Eles também precisavam cumprir algumas regras, como não frequentar bares, boates e estarem em casa até as 19h.

Segundo a legislação penal, por não retornarem ao presídio de regime semiaberto, os quatro detentos são considerados foragidos da Justiça e caso sejam recuperados, serão punidos com falta e regredirão para o regime fechado.
Por lei, os presos têm direito a cinco saídas temporárias por ano. Só tem direito a saída temporária o apenado que cumpre pena em regime semiaberto e que até a data de saída tenha cumprido um sexto da pena total. O apenado também precisa ser réu primário ou ter cumprido um quarto de pena, se for reincidente.

Detento assassinado



Um detento de 32 anos que estava em saída temporária foi assassinado a tiros dentro de um carro no último dia 4 de março, na Linha C-40, Zona Rural de Ariquemes.

O homem estava no banco de passageiro do carro, que foi abordado por suspeitos em meio a estrada e efetuaram vários disparos de arma de fogo. O motorista do veículo, de 41 anos, também morreu no local.



Fonte: G1/RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *