Ministério do Trabalho proíbe uso de 2,5 mil armas da PM de Goiás após detectar defeitos

Auditoria proíbe o uso da Pistola PT 24/7 PRO D da fabricante Taurus (Foto: Reprodução)

A Superintendência do Ministério do Trabalho em Goiás proibiu o uso de 2,5 mil pistolas da marca Taurus em uso pela Polícia Militar de Goiás. Segundo auditoria do órgão, os exemplares do tipo PT 24/7 PRO D são perigosos para o uso dos policiais e, e em quatro anos, já causaram 23 acidentes com integrantes da corporação. Os auditores exigem o recolhimento e a substituição por armas seguras.

“As armas são inseguras, perigosas para o uso policial e, para garantir a vida e a integridade física desses policiais e seus familiares, da sociedade goiana, decidimos proibir o uso das armas e o recolhimento das 2,5 mil pistolas”, disse a auditora Jacqueline Carrijo.

A Taurus informou, em nota, que não foi notificada formalmente sobre a decisão do Ministério do Trabalho. Ainda segundo a fabricante, “simplesmente não existem as supostas evidências de que o armamento seria inseguro ou defeituoso” (veja a nota na íntegra ao fim do texto).

O estudo das armas foi feito entre agosto e outubro deste ano. Os principais problemas constatados pelo levantamento são:

  • disparos em rajadas em regime automático [ deve ser em modo semiautomático];
  • falha do retém do ferrolho [a pistola não fica aberta, não indicando que a munição acabou];
  • carregador [ de munição] danificado com rachadura;
  • arma que não para na ação simples [ a pistola não fica na posição que gera maior precisão do tiro];
  • travamento do gatilho;
  • arma dispara no coldre [equipamento que os policiais transportam a arma junto ao corpo quando fardados];
  • disparo involuntário.

“É um absurdo que as armas apresentem estes defeitos, defeitos de construção, dos dispositivos de segurança, disparam sozinhas. Quantos PMs tiveram carreiras frustradas, aposentaria precoce ou que foram punidos por excesso de uma arma que disparou sem o acionamento do gatilho ou porque o gatilho travou? Há muitos defeitos que têm comprometido a segurança pública”, opina Jacqueline.

Dados

De acordo com o levantamento, a auditoria colheu informações, dados, denúncias de acidentes e incidentes com a PT 24/7 PRO D envolvendo policiais das forças de segurança de Goiás e até mesmo de outros estados. A análise também foi feita em parceria com peritos da PM-GO.

De acordo com o MTE, se comprovou o esforço administrativo da Polícia Militar de Goiás para corrigir o problema e substituir as armas. Porém, conforme a auditora, a Taurus não tomou nenhuma providência eficaz.

O ato de interdição foi acompanhado pela PM-GO e pelo Ministério Público Federal (MPF). O próximo passo é o recolhimento das armas em todos os municípios goianos.

Veja o que a Taurus diz:

“A Taurus não foi notificada formalmente dessa decisão do Ministério do Trabalho, tampouco teve acesso aos seus fundamentos ou aos resultados da suposta auditoria. Em nenhum momento o Ministério do Trabalho lhe abriu a oportunidade de se manifestar. A Taurus apenas foi convidada para estar presente em uma reunião nesta terça-feira (31) sem que tenha sido informado o que seria tratado e sem que tivesse tido acesso ao processo.

A solicitação de substituição das armas é objeto de ação judicial proposta pelo Estado de Goiás. Em sua defesa, a Taurus explicou de forma detalhada que essa pretensão carece de qualquer fundamento. Simplesmente não existem as supostas evidências de que o armamento seria inseguro ou defeituoso. Mesmo porque a PM-GO foi a responsável por elaborar a especificação do armamento e fazer o recebimento das pistolas, sobre as quais nunca havia apresentado objeções e que utilizou por cinco anos.

Ainda assim, a Taurus tem se esforçado para chegar a uma solução mutuamente aceitável, inclusive tendo feito propostas para atender aos interesses da PM-GO. Ao mesmo tempo em que continua aberta ao diálogo, a Taurus continuará defendendo seus pontos de vista perante a Justiça.”



Fonte: G1/GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *