Temer revoga decreto que autorizou o uso das Forças Armadas em Brasília


O presidente da República, Michel Temer, revogou nesta quinta-feira (25) o decreto que autorizava o uso das Forças Armadas para garantia da lei e da ordem em Brasília após manifestação contra o governo e as reformas trabalhista e previdenciária. O decreto previa a presença dos militares nas ruas até o dia 31 de maio. A revogação já foi publicada no “Diário Oficial da União”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a decisão sobre o decreto foi do governo. “Ao presidente da Câmara cabe a garantia da ordem no prédio e no entorno, a segurança daqueles que frequentam o Parlamento e dos deputados e deputadas. Esse pedido eu fiz ao presidente, e reafirmo que fiz, mas se a decisão do governo foi além da Força Nacional da Segurança Pública, foi uma decisão que cabe ao governo, não cabe à presidência da Câmara”, disse.

Maia desmentiu ainda o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que, em pronunciamento para anunciar a convocação das Forças Armadas, afirmou que o decreto havia sido editado a pedido do presidente da Câmara. “Pedi ao líder do governo que procurasse o ministro da Defesa, para que esclarecesse os fatos e pudesse recompor a verdade”, afirmou.

Por causa do decreto, a sessão da Câmara chegou a ser suspensa na terça-feira (24), devido à reação da oposição, que depois deixou o Plenário. “Estamos inaugurando uma nova fase na história do Brasil. Para reprimir uma manifestação popular, colocam o Exército na rua. Isso é um retrocesso com o qual não podemos compactuar”, disse o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP).

Fonte: Câmara notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *