Motim e morte na Colônia Agrícola Penal, saiba de todo o ocorrido

Na tarde desta quinta-feira (23), por volta de 12:30hs, houve um motim na Colônia Agrícola Penal de Porto Velho, onde 01 (um) apenado veio a óbito e outros 04 (quatro) ficaram feridos.

Conforme relatos de agentes penitenciários, o ocorrido aconteceu, devido os servidores cumprir uma determinação judicial, para transferir um apenado para o regime fechado, nesse momento, os colegas de cela do referido apenado interviram na ação dos agentes, tentando impedir que o preso fosse transferido, desobedecendo e ameaçando os servidores com vários tipos de armas artesanais.

Os Agentes penitenciários deram tiros de borracha para que a ordem fosse mantida, pedindo para que os apenados acalmassem os ânimos e recuassem, mas de nada adiantou, os presos se rebelaram e continuaram a se opor contra eles, jogando pedras, pedaços de madeira e ferro, a todo tempo com ameaças e indo contra a equipe, quando não restava outra alternativa e viram que eles não recuavam, houve disparos de munição letal, para impedir que eles prevalecessem e para garantir a ordem e a segurança de todos. No conflito, 01 preso não resistiu os ferimentos e veio a óbito, outros 04 ficaram feridos. “Se não tivessem dado tiro de munição letal, eles viriam para cima da equipe e nos faziam de reféns, iriam tomar conta de todo o presídio, poderia ter sido uma catástrofe irreparável, mas graças a ação de toda equipe, foi evitado danos maiores.”Esclarece um servidor.

Logo depois do ocorrido, os presos iniciaram um motim, se amotinaram no pátio e não queriam entrar nas celas, agentes de outras unidades foram ajudar no apoio, juntamente com o grupo de ações penitenciárias (GAPE).

Houve uma revista geral dos agentes penitenciários com apoio do GAPE, foram encontrados dezenas de celulares, fones de ouvido, carregadores, facas, facões, lanças, armas feitas de madeiras, dentre outras coisas ilícitas.

Foram mais de 05 horas para tentar contornar toda situação, os integrantes do GAPE intermediavam com os presos, por volta de 17:00hs toda situação foi controlada e tudo voltou ao normal.

                (Apenado morto no confronto)






Fonte: Rondoniaemqap






Publicidade

Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *