Novo gestor elogia ‘legado’ e diz que presos ‘não terão mais que direitos’

Tenente-coronel Cleitman Coelho assume administração penitenciária nesta sexta-feira (13) (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Tenente-coronel Cleitman Coelho assume administração penitenciária nesta sexta-feira (13) (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Em meio à crise carcerária que levou à morte de 64 presos e fuga de 225, o Governo do Amazonas anunciou um novo gestor para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O tenente-coronel da Polícia Militar Cleitman Rabelo Coelho substitui Pedro Florêncio a partir desta sexta-feira (13). Ao G1, ele falou sobre mudanças na gestão da pasta. “Não terão nada além de seus direitos”, disse.

Pedro Florêncio estava à frente da pasta desde outubro de 2015. Questionado sobre eventuais falhas na administração do sistema carcerário e mudanças que pretende fazer à frente da Seap, o tenente-coronel, primeiro, parabenizou a gestão do ex-secretário.

“Eu tenho que parabenizar e elogiar o trabalho do Florêncio, não podemos deixar de reconhecer um profissional competente como ele, que deixou um legado dentro do sistema e que nós iremos dar continuidade”, contou Cleitman.

O policial militar disse ainda que há mudanças que são “necessárias realizar” de imediato. “Eu não pretendo dar nada que não esteja previsto na LEP (Lei de Execução Penal) e nada que não seja direito deles”, contou ele.

Cleitman Coelho falou sobre pontos positivos feitos para conter a crise penitenciária, como a transferência dos 17 presos chefes de massacre para presídios federais e o anúncio de construção de três novos presídios pelo Governo. Como secretário da Seap, diz que pretende dar celeridade no processo de separação dos detentos por grau de periculosidade.

“Vamos separar os presos dependendo da periculosidade e potencial ofensivo do crime, para que não se misture um preso que não pagou pensão alimentícia com um preso que é traficante, matador. Iso deve ajudar muito o sistema”, disse.

“Esse é o maior desafio da minha vida, me pegou de surpresa. O governador [José Melo] me fez o convite e eu fiquei lisonjeado pela consideração e a credibilidade. Já tenho 25 anos na Polícia Militar. É motivo de ficar envaidecido, mas ao mesmo tempo muito preocupado. É uma das missões mais difíceis, mas pretendo fazer um bom trabalho”, completou Cleitman Coelho.

O novo secretário da Seap participou de uma reunião com o Governador José Melo, na manhã desta sexta-feira (13). Mais tarde, ele deve se reunir com o secretário de Segurança Pública (SSP), Sérgio Fontes, para atualizar detalhes da pasta.

Exoneração
Após mortes e fugas no sistema prisional, o Governo do Amazonas anunciou nesta sexta-feira (13) mudança na gestão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O tenente-coronel da Polícia Militar, Cleitman Rabelo Coelho, assume o cargo. Ele assume a pasta substituindo o agente da Polícia Federal, Pedro Florencio.

O Governo não informou se Florencio entregou o cargo ou se foi desligado da função por recomendação do governador José Melo. Ele estava na coordenação da secretaria desde outubro de 2015.

Mortes e fugas
Desde o dia 1º de janeiro, o sistema prisional do estado registrou fuga de mais de 200 presos, rebeliões e um massacre que resultou em mais de 60 mortes.

A matança no Compaj seria uma retaliação ao fato de líderes da facção não terem retornado dos presídios federais no final de 2016, conforme os presos haviam pedido desde outubro. O plano de integrantes da facção foi descoberto pelo setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) e obtido com exclusividade pela GloboNews.

Fonte: g1/ AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *