Mais de 100 armas brancas foram retiradas de presídios no AC

image

Em duas semanas de revistas dentro de cinco unidades prisionais do estado do Acre, mais de cem armas brancas foram apreendidas. Além de facas e estoques, foram apreendidos 30 celulares e drogas.

Foram realizadas sete revistas nas unidades do complexo penitenciário Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, no presídio de Senador Guiomard e na prisão de Sena Madureira, no interior do estado.

O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Martin Hessel, afirma que aparelhos de monitoramento foram instalados nas unidades prisionais do estado e que isso deve reduzir a entrada de material ilícitos nos presídios.

image

Após 6 anos, aparelhos de fiscalização voltam a funcionar em presídios

Aparelhos como raquetes eletrônicas e portais detectores de metais estavam sem funcionamento há ao menos seis anos nos presídios do Acre. A informação é do diretor do Iapen-AC, Martin Hessel. A esteira de raio-X, inclusive, nunca teria sido usada nas unidades. Hessel afirma que todos esses equipamentos voltaram a funcionar há 15 dias. 

“Com a instalação desses equipamentos e revistas intensificadas nas unidades, que ocorreram nos últimos 15 dias, esperamos uma redução significativa e gradativa da entrada desses materiais. Já temos obtido resultados”, afirma o diretor.

Além da redução da entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais, o diretor ressalta que os equipamentos dão celeridade às revistas. Antes da instalação, 22 agentes penitenciários foram capacitados para poderem manusear os equipamentos. Foram entregues 79 raquetes eletrônicas, 12 portais detectores de metais e um raio-x para os presídios do estado.

O agente penitenciário Márcio do Vale afirma que o tempo de revista reduziu quase 80% com a utilização dos equipamentos de monitoramento. “Antes a gente levava em média dez minutos para fazer a revista de uma pessoa, agora essa revista leva dois minutos. Além do tempo, os aparelhos evitam o contato manual com os alimentos trazidos pelas visitas”, conta.

FONTE: G1 ACRE