Agentes Penitenciários concluem curso de capacitação com revista em unidade prisional de porto velho

image
O último dia do curso de Intervenção em Ambiente Carcerário e Revista Geral, com utilização de equipamentos menos letais, foi marcado pela atuação sigilosa dos alunos em uma operação de revista nas celas do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé. Os agentes penitenciários que concluíram a qualificação receberam certificados em uma solenidade realizada na sexta-feira (26) na brinquedoteca da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves – Urso Branco.

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) recebeu o apoio da Companhia de Operações Especiais (COE) na coordenação do curso, que formou através da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep) uma equipe com 49 agentes penitenciários, qualificados para atuarem em procedimentos padronizados de urgência ou revista com a utilização de materiais menos letais: dispositivo elétrico incapacitante, espargidor de pimenta e espuma.
image
A COE auxilia o Sistema Penitenciário em situações de segurança, no caso de tomada de presídios em rebeliões e revista dentro das celas. O coordenador do curso, sargento Severiano, ministrou instruções para que os agentes possam operar de maneira efetiva, também facilitando o trabalho da corporação. Os servidores praticaram nos pavilhões da unidade do Vale do Guaporé. Segundo o diretor Wesley Oliveira, a revista já faz parte da rotina carcerária e na operação cinco pavilhões foram revistados.

“Será um facilitador para nós, em casos de rebeliões os servidores já tem condições de iniciar uma negociação em um pavilhão sem controle. Ficaremos com uma eficiência maior do que antes dispúnhamos, com um grupo especializado e com equipamento necessário para controlar a situação e atuar com apoio da COE”, explicou o sargento.

Segundo o diretor da Esep, Cláudio Negreiros, apenas três servidores não concluíram a formação. Para a entrega dos certificados, estiveram presentes os diretores das unidades prisionais de Porto Velho, policiais da coordenação do curso, a Gerência do Sistema Penitenciário, Corregedoria e o secretário titular da Sejus. Marcos Rocha agradeceu a participação dos agentes penitenciários e reconheceu o trabalho da COE. “Sejam profissionais verdadeiros, respeitosos, para conquistarmos a sociedade, que olha para o sistema prisional com olhos negativos. Podemos mudar isso”, declarou o secretário.

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom – Governo de Rondônia